SASERJ NEGOCIA DÍVIDA E VOLTA A PAGAR À CUT

08/06/2021

Filiado à Central Única dos Trabalhadores (CUT), o Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro (Saserj) retomou o pagamento das mensalidades à central nacional, ação que não acontecia desde 2018. O acordo é fruto de um intenso trabalho de mobilização da base dos filiados ao Saserj e de atividades em prol dos trabalhadores e trabalhadoras que fizeram com que a entidade pudesse se manter atuante na defesa dos interesses da categoria, principalmente nos últimos anos, quando ataques e tentativas de intimidação e supressão de sindicatos dos trabalhadores por parte dos governos neoliberais de direita se intensificaram.


“Presente em todos os ramos de atividade econômica do país, a CUT se consolida como a maior central sindical do Brasil, da América Latina e a 5ª maior do mundo, com 3. 806 entidades filiadas, 7.847.077 trabalhadoras e trabalhadores associados e 23.981.044 trabalhadoras e trabalhadores na base”, segundo histórico da publicado pela central.


Segundo Edmílson Soares Reis, presidente do Saserj, o retorno do Saserj às suas obrigações em dia com a CUT é um momento para se comemorar, já que é uma conquista o equilíbrio das contas e a intensificação das relações com a central. Edmílsom também afirmou que “essa relação cumpre o próprio estatuto do Saserj e potencializa a voz do sindicato”.


Edmílson reforça que o “ultraliberalismo”, no plano da ideologia, busca extinguir, tentando apagar da consciência dos indivíduos, todas as conquistas que foram feitas por meio da luta sindical. Nesse sentido, uma das estratégias que a ideologia "ultraliberal" usa para tentar aniquilar com os sindicatos é o enfraquecimento da parte financeira das entidades. Entretanto, finaliza, “buscamos a força na sindicalização das nossas bases para que possamos nos fortalecer e dar um maior apoio a classe trabalhadora".


Vale ressaltar que mesmo com a interrupção dos pagamentos, o Saserj sempre continuou com sua representação e participação nas atividades da CUT, nunca deixando de ser ouvido e atendido em suas demandas internas e externas.


Uma plenária nacional da CUT está marcada para ocorrer no mês de setembro deste ano. Nesta plenária, será possível discutir e propor mudanças que visem o fortalecimento das entidades sindicais, inclusive discutindo a crise financeira que os atinge. Essa será uma discussão central a ser levada pela direção do Saserj.




Veja também

Nova Iguaçu: servidores públicos em luta por direitos

Nova Iguaçu: servidores públicos em luta por direitos

11/04/2024 - Em 9 de abril, servidores estatutários de Nova Iguaçu, apoiados pelo Saserj, se reuniram com o Movimento Unificado dos Servidores Públicos ...

Representantes do Saserj tomam posse no Conselho Municipal de Saúde do Rio de Janeiro

Representantes do Saserj tomam posse no Conselho Municipal de Saúde do Rio de Janeiro

30/03/2024 - No último dia 26/03/2024, Edmilson Soares Reis e Aline Salles, diretores (a) do Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro – S...

Saserj realiza reunião com secretário de Assistência Social do Rio de Janeiro

Saserj realiza reunião com secretário de Assistência Social do Rio de Janeiro

30/03/2024 - No dia 27 de março de 2024, a presidente do Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro - Saserj, Aparecida Guerra, o diretor Edmilson ...

Saserj oferece curso preparatório para concurso com três opções de disciplinas

Saserj oferece curso preparatório para concurso com três opções de disciplinas

19/03/2024 - O Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro – Saserj tem a satisfação de anunciar a oferta do Curso Preparatóri...