ENCAMINHAMENTOS DA REUNIÃO ONLINE SASERJ COM O DEPARTAMENTO JURÍDICO E A BASE DA PCRJ, ATIVOS E INATIVOS

19/10/2021

No dia 04 de outubro, ocorreu mais uma reunião online do Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro – Saserj, dessa vez com o Departamento Jurídico e a base da PCRJ, ativos e inativos. Em pauta, foram tratados o Mandado de Segurança Coletivo ref. restituição CRESS, a Equiparação vencimental e a gratificação Simas.

O encontro teve a presença de Gilberto Mendes da Silva, advogado do sindicato, que esclareceu as dúvidas dos (as) participantes e ouviu suas demandas, além da diretoria do Saserj e de mais de 30 filiados.

A seguir, os encaminhamentos apurados durante a reunião:

Reunião com a categoria da PCRJ e jurídico do SASERJ sobre as ações/ processos em curso

 

  1. Mandado de Segurança Coletivo ref. restituição CRESS

Orientação jurídica:

    - houve ganho de causa. No entanto, a decisão é declaratória e não executória (podendo ser um processo administrativo, pelo interessado, junto ao Conselho).  

    - Nesse sentido, cabe a cada assistente social solicitar ao CRESS, via processo administrativo, sua situação financeira.

    -  Por hora não é necessário juntar comprovante de valores pagos, pois o CRESS tem como disponibilizar esse histórico aos próprios.

    - Orientamos que é temerário assinar algo junto ao CRESS nesse momento, sem saber o quanto se tem de direito a partir do mandado de segurança.

     - Há necessidade de analisar o mandado de segurança para saber os valores a partir de que ano se deu o ganho de causa.

    - Quem tiver alguma solicitação/pedido de assinatura do CRESS, encaminhar os formulários ao e-mail do Deptº Jurídico (juridico@saserj.org.br) para que possa ser feito uma análise sobre o que se está assinando.

    - Existe a possibilidade de usar o sindicato para tentar requerer o histórico financeiro junto ao CRESS (situação a ser estudada para conhecer a melhor forma, entretanto, não há garantia legal, pois é possível cair na Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD).

     - Nesse caso, há necessidade dos próprios emitirem uma declaração para o sindicato (situação a ser melhor estudada pelo Deptº Jurídico do SASERJ).

  1. Equiparação vencimental

    - Andamento: o presente feito encontra-se com sucumbência em todas as instâncias, inclusive perante STF (recentemente, em agosto de 2021). Não há qualquer via recursal possível, daqui para frente.

Orientação jurídica:

Derrota no STF por força do Min. Relator Luiz Fux. Não há mais como recuperar, pois é uma demanda coletiva. O Deptº Jurídico não acredita que tenha sucesso em demanda individual.

  1. Gratificação Simas

    - Andamento: com a transição jurídica, todos os processos dessa natureza (SIMAS), que foram iniciados com o Dr. Pimenta, permaneceram com o mesmo em respeito a relação cliente- advogado.

Orientação jurídica:

   - Em respeito a relação entre advogado e cliente e em razão do processo ser exclusivo do indivíduo, a diretoria do SASERJ, em comum acordo com o antigo jurídico, deixou para este a decisão de escolha sobre os processos que ficariam sobre sua responsabilidade.

    - Nesse caso, desde que se estabeleça as reservas de honorários, pode-se mudar para outro advogado, se assim os interessados chegarem a um acordo, cabendo aos próprios a decisão.

    - Aqueles que têm processo com Dr. Junior, esta diretoria orienta que se busque o mesmo através do contato (pimenta@ahpadvogados.com.br) para conhecimento sobre o andamento.

    - Cabe informar que tal situação já fora discutida com o próprio, ficando o mesmo de realizar tal contato com os clientes para passar as devidas informações.

    - Abertura de novos processos (ativos/ inativos): Sindicato está aberto para abertura de novos processos, porém, a situação será melhor estudada para avaliar a documentação necessária, forma de envio e marcação de atendimento.

    - Não tem custa judicial diferente para quem perde, independente do salário.

Diretoria

SASERJ (2019/2022)




Veja também

Nova Iguaçu: servidores públicos em luta por direitos

Nova Iguaçu: servidores públicos em luta por direitos

11/04/2024 - Em 9 de abril, servidores estatutários de Nova Iguaçu, apoiados pelo Saserj, se reuniram com o Movimento Unificado dos Servidores Públicos ...

Representantes do Saserj tomam posse no Conselho Municipal de Saúde do Rio de Janeiro

Representantes do Saserj tomam posse no Conselho Municipal de Saúde do Rio de Janeiro

30/03/2024 - No último dia 26/03/2024, Edmilson Soares Reis e Aline Salles, diretores (a) do Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro – S...

Saserj realiza reunião com secretário de Assistência Social do Rio de Janeiro

Saserj realiza reunião com secretário de Assistência Social do Rio de Janeiro

30/03/2024 - No dia 27 de março de 2024, a presidente do Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro - Saserj, Aparecida Guerra, o diretor Edmilson ...

Saserj oferece curso preparatório para concurso com três opções de disciplinas

Saserj oferece curso preparatório para concurso com três opções de disciplinas

19/03/2024 - O Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro – Saserj tem a satisfação de anunciar a oferta do Curso Preparatóri...