Saserj participou da 17ª Conferência Nacional de Saúde

05/07/2023

Saserj participa da 17ª Conferência Nacional de Saúde

O Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro – Saserj, marcou presença da 17ª Conferência Nacional de Saúde, realizada entre os dias 02 e 05 de julho deste ano, no Centro Internacional de Convenções do Brasil – CICB, em Brasília. Estiveram presentes as diretoras – e delegadas na conferência - Mariza Alvarenga e Alzira Prata, esta última representante do segmento dos profissionais de saúde no Conselho Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Sob o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, a 17ª CNS reuniu mais de 6 mil pessoas participantes.

O Relatório Nacional Consolidado da 17ª CNS apresentou 249 diretrizes e 1214 propostas oriundas e sistematizadas das conferências estaduais, do Distrito Federal e das conferências livres nacionais. Após a realização dos Grupos de Trabalho, as propostas e diretrizes aprovadas foram encaminhadas para a Plenária Deliberativa, que teve por objetivo debater, aprovar ou rejeitar propostas provenientes do Relatório Consolidado dos Grupos de Trabalho, bem como as moções de âmbito nacional e internacional. Por fim, este resultado será apontado no Relatório Final, que por sua vez subsidiará a formulação de diretrizes para o Plano Plurianual de Saúde (2024-2027) e para o Plano de Saúde Estadual e do Distrito Federal (2024-2027).

Nas propostas debatidas nos GTs, muita coisa relacionada à Assistência Social esteve contida nas propostas iniciais provenientes dos estados. Temas como a inclusão nos programas de Educação Permanente no SUS, dos diferentes níveis de atenção (ACS, ESF, etc), o tema do envelhecimento saudável e saúde da pessoa idosa, assim como ampliar o acesso das pessoas idosas na Rede de Atenção à Saúde, de forma articulada ao SUAS, Redução de Danos para administrar usos conflituosos apresentados dentro do sistema RAPS e de Saúde, evitando a internação em Comunidades Terapêuticas por uso de Drogas , favorecendo o cuidado em Liberdade e as terapias alternativas com assistência social, o fortalecimento da luta Antimanicomial e a garantia de condições objetivas e psicossociais de participação ativa dos usuários da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) no Controle Social e na Gestão Autônoma de Medicação (GAM), bem como nas políticas de assistência social de saúde e educação, a garantia do fortalecimento da rede socioassistencial, a partir da integração entre os Sistemas SUS e SUAS, de forma integral, intersetorial, em articulação com os movimentos sociais, por meio de políticas sociais e econômicas, bem como a garantia de aplicação de recurso federal no percentual mínimo para saúde, educação e assistência social, dentre outras.

As propostas aprovadas em plenário na tarde de hoje ainda serão sistematizadas e apresentadas em breve. Sabe-se que a Assistência Social permeou diversos momentos dos debates.

Lula marca presença na 17ª CNS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve presente no último dia da 17ª Conferência Nacional de Saúde. O anúncio da sua vinda gerou comoção entre as delegadas e delegados, levando o auditório do CICB à sua lotação máxima. Um forte esquema se segurança foi montado para a recepção de Lula. O público foi ao delírio quando o presidente garantiu que a ministra da saúde, Nísia Trindade, estará firme e forte no cargo que ocupa. Lula se referia às tentativas do chamado ‘Centrão’ de ocupar o ministério mais importante do governo.

Demais atividades da 17ª CNS

A 17ª Conferência Nacional de Saúde contou também com dezenas de atividades autogestinadas. “Foram mais de 60 organizações sociais, coletivos, federações de classe, departamentos ministeriais e institutos de pesquisa que levaram amplas discussões que abarcaram temas e pautas tão diversas quanto o próprio SUS”.

Ocorreram residências em saúde como política pública, acesso a medicamentos e novas tecnologias, dignidade menstrual, saúde e cidadania, povos tradicionais de matriz africana (Potma), Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e o Controle Social da Saúde, dentre outras.

Ato Público em Defesa do SUS

No terceiro dia da conferência ocorreu o tradicional Ato Público em Defesa do SUS, manifestação que ocorre nos contextos das conferências nacionais de saúde a cada quatro anos. Pessoas delegadas, movimentos sociais, sindicalistas e instituições ligadas à saúde gritaram numa só voz em defesa da democracia e do Sistema Único de Saúde.

As conferências nacionais de saúde

A Conferência Nacional de Saúde (CNS) é um importante evento realizado no Brasil para discutir e deliberar sobre políticas públicas relacionadas à saúde. Ela é organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), órgão colegiado vinculado ao Ministério da Saúde, e ocorre a cada quatro anos.

A CNS reúne representantes de diversos setores da sociedade, como profissionais de saúde, gestores públicos, usuários do sistema de saúde, trabalhadores da área, pesquisadores, entre outros. O objetivo principal da conferência é promover um amplo debate sobre os desafios e as necessidades do sistema de saúde brasileiro, além de definir diretrizes para a formulação de políticas e estratégias que visem à melhoria do setor.

Durante a Conferência Nacional de Saúde, são realizadas mesas de discussão, grupos de trabalho e plenárias, nas quais são apresentadas propostas e debatidas questões relevantes para o sistema de saúde. Os participantes têm a oportunidade de expressar suas opiniões, apresentar demandas e contribuir para a elaboração de um documento final, conhecido como "Relatório Final da Conferência", que contém as deliberações e as diretrizes a serem seguidas.

As deliberações da CNS têm caráter consultivo e orientam as políticas públicas de saúde no país. A conferência é um espaço democrático de participação social, onde diferentes vozes têm a oportunidade de se manifestar e contribuir para a construção de um sistema de saúde mais justo e eficiente.




Veja também

1º de Maio - Dia do (a) Trabalhador (a)

1º de Maio - Dia do (a) Trabalhador (a)

30/04/2024 - Neste Dia do Trabalhador, o Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro - Saserj destaca não apenas a celebração do traba...

Nota do Saserj em memória das vítimas de acidentes de trabalho

Nota do Saserj em memória das vítimas de acidentes de trabalho

30/04/2024 - Neste mês de abril, foi lembrado o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, no dia 28. A data, institu...

Saserj participa da Reunião Descentralizada do Conselho Nacional de Assistência Social no Rio de Janeiro

Saserj participa da Reunião Descentralizada do Conselho Nacional de Assistência Social no Rio de Janeiro

20/04/2024 - A cidade do Rio de Janeiro foi palco de importantes discussões e reflexões durante a Reunião Descentralizada do Conselho Nacional de Assist...

Nova Iguaçu: servidores públicos em luta por direitos

Nova Iguaçu: servidores públicos em luta por direitos

11/04/2024 - Em 9 de abril, servidores estatutários de Nova Iguaçu, apoiados pelo Saserj, se reuniram com o Movimento Unificado dos Servidores Públicos ...