Assistentes sociais aposentadas lutam por gratificação de risco no Rio

26/02/2024

Assistentes sociais aposentadas da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro estão reivindicando a correção de seus proventos, que foram reduzidos por um decreto de 2019 que retirou a gratificação de risco da categoria. O decreto foi aprovado por um único conselheiro do Tribunal de Contas do Município (TCM), o que gerou questionamentos sobre sua legalidade.

Em 2021, outro conselheiro do TCM revogou o decreto anterior, reconhecendo o direito das assistentes sociais à gratificação de risco. No entanto, o Instituto de Previdência e Assistência do Município do Rio de Janeiro (Previrio) não acatou essa decisão e continuou a usar o decreto de 2019 para calcular a aposentadoria das servidoras.

Recentemente, um parecer do TCM derrubou definitivamente o decreto monocrático e garantiu que as assistentes sociais afetadas e demais servidoras da SMAS possam solicitar a correção de seus proventos a partir da data da aposentadoria. Para isso, elas devem se dirigir ao Previrio e preencher um formulário próprio.

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) publicou um vídeo nas redes sociais para explicar o caso, mas a maioria das servidoras não entendeu do que se tratava.

O Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro - Saserj já recebeu essa demanda de três servidoras aposentadas e está acompanhando o processo. Em reunião com a Coordenação do Sistema Integrado Municipal de Assistência Social (CSIMAS) em outubro de 2023, com a presença do advogado e assessor jurídico do Saserj, Dr. Gilberto Mendes, foi ressaltada a inconstitucionalidade do decreto de 2019.

As assistentes sociais aposentadas esperam que o prefeito Eduardo Paes cumpra o parecer do TCM e restabeleça a gratificação de risco, que é um direito adquirido da categoria. Elas afirmam que o decreto de 2019 foi uma medida arbitrária e injusta, que prejudicou a valorização do trabalho social no município.




Veja também

Saserj participa da Reunião Descentralizada do Conselho Nacional de Assistência Social no Rio de Janeiro

Saserj participa da Reunião Descentralizada do Conselho Nacional de Assistência Social no Rio de Janeiro

20/04/2024 - A cidade do Rio de Janeiro foi palco de importantes discussões e reflexões durante a Reunião Descentralizada do Conselho Nacional de Assist...

Nova Iguaçu: servidores públicos em luta por direitos

Nova Iguaçu: servidores públicos em luta por direitos

11/04/2024 - Em 9 de abril, servidores estatutários de Nova Iguaçu, apoiados pelo Saserj, se reuniram com o Movimento Unificado dos Servidores Públicos ...

Representantes do Saserj tomam posse no Conselho Municipal de Saúde do Rio de Janeiro

Representantes do Saserj tomam posse no Conselho Municipal de Saúde do Rio de Janeiro

30/03/2024 - No último dia 26/03/2024, Edmilson Soares Reis e Aline Salles, diretores (a) do Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro – S...

Saserj realiza reunião com secretário de Assistência Social do Rio de Janeiro

Saserj realiza reunião com secretário de Assistência Social do Rio de Janeiro

30/03/2024 - No dia 27 de março de 2024, a presidente do Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro - Saserj, Aparecida Guerra, o diretor Edmilson ...